Kassab vai mudar a Cracolândia e levar 6 mil novos moradores para a Nova Luz

  • Prefeitura de São Paulo quer levar 6 mil novos moradores para a Cracolândia, no Centro.

  • Kassab quer fazer da Cracolândia bairro mais povoado de São Paulo.

  • Prefeitura de São Paulo divulga regras para escolha de projeto da Nova Luz.


A prefeitura de São Paulo abriu para consulta públicou nesta quarta-feira, no site da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, o edital de licitação que servirá para selecionar o escritório de arquitetura que será responsável pela elaboração do projeto urbanístico da Nova Luz.


A empresa que ganhar a licitação para desenhar o projeto da Nova Luz terá de imaginar a região degradada da área central com mais moradores. Uma das diretrizes contidas no plano estipula atrair para o bairro cerca de 6 mil moradores. Assim, dos 12 mil que lá vivem atualmente, o número passaria para 18 mil. "Será um bairro misto, para moradia e comércio", disse o secretário de desenvolvimento urbano, Miguel Bucalem.

A Prefeitura também exige como prioridade, a ampliação das áreas públicas em relação às áreas privadas, alargamento de calçadas, preservação do patrimônio histórico e estímulo a atividades econômicas diversas.

A empresa que ganhar a licitação para desenhar a Nova Luz também terá que entregar, além do projeto urbanístico, um plano de urbanização, estudo de viabilidade econômica, mercadológica e da situação fundiária, estudo de impacto ambiental e um plano de comunicação.

As informações aberta nesta quarta-feira ficarão disponíveis por dois meses. A escolha da empresa responsável pelo projeto deverá terminar dentro de quatro meses. Depois de contratado, o projeto urbanístico deverá ficar pronto dentro de dez meses. É este projeto urbanístico que será utilizado para orientar, no futuro, a escolha da empresa que será responsável pela revitalização da área.

A partir do lançamento do edital, os escritórios vão disputar a licitação para ganhar o direito de formular o projeto. Eles terão de apresentar projeto urbanístico preliminar que passarão por consultas públicas preliminares.




Para onde vai a cracolândia, segundo especialistas vai para Santa Cecilia!

A Prefeitura da capital quer que o plano de revitalização leve 6 mil novos moradores para a região do Centro da cidade frequentada por usuários de drogas e conhecida como Cracolândia. Foi aberta nesta quarta a consulta pública ao edital do projeto urbanístico da área. Entre 10 mil e 12 mil habitantes vivem hoje no perímetro formado pelas avenidas Cásper Líbero, Ipiranga, São João, Duque de Caixas e Rua Mauá. O objetivo da administração municipal é manter essas pessoas por lá e atrair outras, chegando a 18 mil.

- Está entre as diretrizes priorizar a permanência da população atual na região - disse o secretário de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem.

Se o plano der certo, a Cracolândia, rebatizada de Nova Luz pela Prefeitura, terá uma alta densidade demográfica, com 0,035 habitante por metro quadrado. Para se ter uma ideia, a Bela Vista, distrito com maior população por território na capital, tem 0,022 habitante por metro quadrado.

A consulta pública aberta permite que sejam apresentadas sugestões a serem incorporadas no edital da licitação que definirá a empresa responsável por fazer o projeto que será implantado na Nova Luz.

- Um dos requisitos para a contratação será a experiência em projetos semelhantes - afirmou Bucalem. Escritórios de arquitetura do exterior podem participar da disputa. A administração municipal não informou a estimativa de gasto.

O período de consulta deve durar um mês e, em seguida, será lançado o edital. Ainda este ano ocorrerá a escolha do escritório responsável por desenhar o projeto. No segundo semestre de 2010, deve estar concluído o plano urbanístico. Só depois é que ocorrerá a definição da empreiteira que tocará as obras.

A revitalização da Cracolândia será implantada no modelo de concessão urbanística. A empreiteira poderá desapropriar edifícios e construir prédios novos para serem vendidos. Em contrapartida, terá que criar praças e fazer melhorias em calçadas, por exemplo.

A concessão urbanística foi aprovada na Câmara Municipal, em abril. Houve, na época, protesto de lojistas da Rua Santa Ifigênia, que faz parte da área, temendo perder seus estabelecimentos. A Prefeitura diz que o projeto de revitalização contemplará a valorização do desenvolvimento de atividades econômicas do setor de informática na via.



O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), estabeleceu como meta transformar a Cracolândia no bairro com a maior população por metro quadrado da cidade. O objetivo é chegar a uma densidade populacional de 35 mil habitantes por km², o que equivale a 17,5 mil moradores nos 500 mil m² da região. Hoje, a prefeitura estima que existam entre 10 mil e 12 mil moradores na área. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

A Cracolândia é uma região, no centro de São Paulo, ocupada por prostitutas desde a década de 1930 e que concentra centenas de pessoas que fumam crack nas ruas, à luz do dia. O local também é alvo de frequentes operações policiais. A prefeitura pretende revitalizar a área, a partir de um projeto urbanístico batizado de Nova Luz. Ontem, foi publicado o edital para contratação da empresa que ficará responsável pelo projeto.

A reurbanização da região prevê a construção de praças centros de lazer, garagens e o alargamento das calçadas. A empresa terá o direito de desapropriar imóveis, mas deve fazer as obras exigidas pela prefeitura. O projeto deve ficar pronto só no segundo semestre de 2010.

Para estimular o aumento da população na região, devem ser construídas cerca de 6 mil moradias na área, parte delas para famílias de baixa renda, financiadas pelo programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal. Na região, já existem o Museu da Língua Portuguesa, a Sala São Paulo e a Pinacoteca. O projeto prevê ainda a instalação do Palácio da Dança, com valor estimado em R$ 31,8 milhões.

Conheça o Projeto NOVA LUZ

Fonte: Roney Domingos - G1/ Sergio Roxo - Diário de S. Paulo / Redação Terra


Gostou? Então assine:
Assine nosso RSS Assine nosso RSS via e-mail ou Siga-me no Siga-me no Twitter Ou Re-Tweet :



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo
Twitter Facebook Twitter

0 comentários: