Vereadores de São Paulo concluem audiências públicas programadas sobre Plano Diretor

Relator do projeto de revisão afirma que colocará no site da Câmara as propostas apresentadas pela população nos debates.

A Comissão de Política Urbana da Câmara Municipal realizou, na sexta-feira (4/9), a última das 37 audiências públicas inicialmente programadas sobre o projeto de revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) da cidade de São Paulo.

Os vereadores ainda não têm um levantamento de quantas pessoas participaram dos 37 debates – um na Câmara, cinco regionais e 31 nas subprefeituras da cidade – e do número de propostas apresentadas. Entretanto, na avaliação do presidente da comissão, Carlos Apolinário (DEM), os encontros foram muito importantes, não apenas pelas contribuições trazidas pela população, mas para ele pessoalmente. “Quando começaram as audiências públicas, eu conhecia um pouco a região de Santana, onde moro. Depois desse processo, posso dizer que conheço razoavelmente a cidade.”


O parlamentar diz que aprendeu muito, “indo aos lugares, conversando com a população, vendo o trânsito e os problemas”. Quanto ao resultado objetivo do trabalho da comissão, Apolinário diz confiar muito no relator. “Espero que ele faça um relatório que contemple não o que pensa os vereadores, mas o que pensa a sociedade.”

José Police Neto (PSDB) também destacou a relevância de ter ido aos "territórios", como costuma chamar as regiões das 31 subprefeituras da cidade. “Acho que isso deveria ser uma obrigação para todos os parlamentares nos três primeiros meses do mandato, para terem uma visão geral da cidade. Conhecer, escutar as pessoas, para ter a capacidade de interpretar os desejos da população.”

Sobre seu futuro relatório, o parlamentar explicou que irá levar de 10 a 15 dias para juntar todas as contribuições recebidas nas audiências. “Depois, toda essa compilação vai ser colocada no site da Câmara”, adiantou. Finalizada a fase das audiências inicialmente programadas, ele se diz disposto a continuar o debate com a sociedade em “reuniões técnicas”.

A primeira delas irá acontecer nesta quinta-feira (10/9), às 19 horas, na sede da Força Sindical (Rua Galvão Bueno, 782, 13º andar - Centro de São Paulo). A reunião foi solicitada pela central sindical com o objetivo de discutir especificamente a concentração atual dos empregos em São Paulo e como isso pode ser mudado no novo Plano Diretor.

Último debate ocorreu na região da Casa Verde

Cerca de 60 pessoas e seis vereadores - Carlos Apolinário, presidente da comissão, José Police Neto, relator do projeto, Eliseu Gabriel (PSB), Claudinho (PSDB), Claudio Fonseca (PPS) e Cláudio Prado (PDT) - compareceram ao último debate, na região da subprefeitura da Casa Verde.

Os vereadores mais falaram que ouviram, pois foram poucas as intervenções da sociedade civil. Uma das sugestões, apresentada por Eduardo Merheje Jr., da Associação dos Usuários e Amigos do Parque do Ibirapuera, é que as três ciclovias previstas no Plano Diretor Regional sejam efetivamente implantadas e tenham ligação com outras regiões da cidade. “Que a subprefeitura da Casa Verde se junte com a subprefeitura da Lapa para a criação de uma ciclofaixa”, acrescentou Merheje.

Edson Martins, que se apresentou como integrante da Tribuna Democrática de Opinião e Ação Política da Região Noroeste, leu e entregou à comissão um texto com algumas propostas de melhorias locais. “Reativação do corredor de ônibus da Avenida Inajar de Souza e intensificação de arborização nos bairros da Casa Verde, do Limão e da Cachoeirinha” fizeram parte das reivindicações.

Já Eduardo Brito, do portal ZN na Linha, argumentou que São Paulo está ficando inviável na parte da mobilidade urbana e cobrou: “Tudo que vier para melhorar essa questão – ciclovias, metrô – é pra ontem”. Ele aproveitou para criticar o projeto que prevê a construção de um trem de alta velocidade entre São Paulo e Rio de Janeiro. “Vi nos jornais que o valor a ser gasto nesta ferrovia, R$ 34 bilhões, daria para construir quatro linhas do metrô. Para nossa cidade isso [o investimento no metrô] é muito mais importante”, opinou.

Na parte final da audiência, o relator do projeto, José Police Neto, respondeu rapidamente os pontos abordados pelos participantes da sociedade civil. Em relação à proposta de interligar as ciclovias previstas nos planos regionais, o parlamentar afirmou que esta é uma das preocupações da comissão. “Vamos fazer um esforço para termos, ao final deste processo, um plano nesse sentido.”

Fonte: Nossa São Paulo - AIRTON GOES airton @ isps.org.br / foto: Jurema Oliveira


Gostou? Então assine:
Assine nosso RSS Assine nosso RSS via e-mail ou Siga-me no Siga-me no Twitter Ou Re-Tweet :



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo
Twitter Facebook Twitter

0 comentários: