Vereadores em ferias e 40 mil trabalhores a mais no transporte público sem os Fretados

Sem fretado, 40 mil devem passar a usar metrô, trens e ônibus em São Paulo.
Ônibus fretados admitem driblar restrições da Prefeitura de São Paulo.


Os donos de empresas de fretamento ameaçam desobedecer a decisão da Prefeitura que impede o acesso de ônibus fretados ao centro expandido a partir de segunda-feira. Os empresários evitaram adotar discurso de confronto, mas argumentaram que não terão tempo hábil para apresentar pedidos de autorização para rodar na Zona Máxima de Restrição à Circulação de Fretados (ZMRF) nem para adaptação às novas regras.



- Temos contratos assinados e temos a obrigação de cumpri-los. Nós transportamos pessoas, não podemos deixá-las sem condução para chegar ao trabalho - disse Regina Rocha, assessora jurídica do Sindicato das Empresas de Transporte por Fretamento (Transfretur), ao ser perguntada se os fretados vão circular segunda-feira.

A restrição aos ônibus e vans de aluguel, anunciada no mês passado pelo prefeito Gilberto Kassab, foi detalhada na terça-feira pelo secretário municipal dos Transportes, Alexandre de Moraes. A medida será oficializada em portaria a ser publicada hoje. A Prefeitura impede o acesso de ônibus e vans fretados ao centro expandido das 5h às 21h dos dias úteis, sob o risco de multas. O objetivo, segundo Kassab, é melhorar o trânsito.

Jorge Miguel dos Santos, diretor da Transfretur, defendeu o adiamento da implantação da medida.

- A Prefeitura prevê exceções, mas nem ao menos esclareceu as regras ou ofereceu a ferramenta para os pedidos de autorização - disse.

Ele apresentou pesquisa que mostra impacto pequeno dos fretados no trânsito da cidade.

- Queremos dialogar com a Prefeitura do ponto de vista técnico, com dados. O secretário, embora seja inteligente, não entende de tráfego - afirmou Santos.

O secretário Alexandre de Moares não respondeu a um pedido de entrevista.




Haverá pontos de embarque e desembarque nas estações do Metrô.
Prefeitura aperta cerco, mas estabelece exceções às regras.



O secretário de Transportes, Alexandre de Moraes, estima que 40 mil passageiros circulam em 1 mil ônibus a cada dia na Zona Máxima de Restrição de Fretamento (ZMRF), nos horários de pico da manhã e da noite.


A projeção, baseada na pesquisa Origem-Destino de 2007, estima uma quantidade de passageiros de cada linha de ônibus fretado que as estações do Metrô e trem e de ônibus urbano deverão receber a partir de 27 de julho de 2009, quando a nova política de transporte por fretamento entrará em vigor.



A estação Imigrantes do Metrô, por exemplo, receberá 7,5 mil pessoas a mais por dia. A estação Parada Inglesa, na Zona Norte, deverá receber outras 7 mil pessoas. A estação Vila Madalena, destino do menor contingente de passageiros dos fretados, terá 500 pessoas a mais, de acordo com a projeção da prefeitura.



Informação

As regras do fretamento entrarão em vigor à 0h de segunda-feira (27). A fiscalização vai envolver 474 agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e 128 da Secretaria Municipal de Transportes, além do apoio de cinco guinchos. Mas antes da multa de R$ 3,4 mil e apreeensão dos veículos, os motoristas serão orientados a obedecer a nova rota oficial.



A Prefeitura vai distribuir 50 mil folhetos e 114 faixas pela cidade, além de destacar uma equipe exclusiva para atender dúvidas sobre fretamento pelo telefone gratuito 1188.



Moraes anunciou uma comissão de acompanhamento da regulamentação e deu prazo para que as empresas se adequem às exigências de configuração dos carros.





Metrô e CPTM
Haverá pontos de embarque e desembarque para os fretados nas estações do Metrô Parada Inglesa, Conceição, Barra Funda, Brás, Vila Madalena, Sumaré e Imigrantes. Os passageiros de fretamento na região da Avenida Nações Unidas terão desembarque nas estações da CPTM Pinheiros, Hebraica, Cidade Jardim, Berrini e Morumbi.

Fonte: G1/OGlobo


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2 comentários:

  Milton Blog

23 de julho de 2009 19:14

Clóvis,

Parabéns por seu trabalho neste blog. Semana que vem, volto ao CBN SP e espero contar com este espaço para ter informações sobre o Jose Police Neto. Esta questão dos fretados foi tratada semana passada no meu blog, também, através do escrivinhador Carlos Magno Gibrail. Nesta 4a ele falou de outro tema interessante: a ampliação das marginais e a demanda reprimida.

  Clovis

25 de julho de 2009 21:50

Olá Milton, espero que tenha aproveitado as férias.
Agradeço seu comentário, estou sempre em busca de notícias sobre meu vereador, ele não vai se livrar tão cedo de mim.
Quase todos os dias dou uma passada no seu blog para saber as novidades. Boa sorte em seu retorno.