José Police Neto foi trabalhar de bicicleta no Dia Mundial Sem Carro


O Dia Mundial sem Carro já conquistou adeptos em 2047 cidades do mundo. Em São Paulo, porém, a dificuldade parece ser mobilizar as autoridades. No início da semana a Rede Nossa São Paulo contatou por e-mail os 55 vereadores da capital paulista, perguntando sobre a alternativa escolhida por eles para este dia, apenas sete deles responderam.

O vereador José Police Neto (PSD) optou pela bicicleta


stes poucos representantes do poder legislativo resolveram visualizar a realidade do transporte na cidade por um ângulo diferente, pelo menos um dia ao ano. Entre as respostas, existem os que optaram pelo uso do transporte coletivo, como Cláudio Prado (PDT), Floriano Pesaro (PSDB), Cláudio Neder e Juliana Cardoso, ambos do PT. O vereador José Police Neto (PSD) optou pela bicicleta e a representante do DEM, Sandra Tadeu, pelo táxi.

Além de cobrar a iniciativa dos vereadores, a Rede Nossa São Paulo também pesquisou a opinião dos paulistanos em relação ao trânsito da cidade mais populosa do país. Conforme a análise, feita em parceria com o Ibope, 50% das pessoas consideram o trânsito péssimo e 60% dos entrevistados disseram estar dispostos a trocar o carro pelo transporte público.

As dificuldades para esta mudança foram compartilhadas pela vereadora Juliana Cardoso (PT), em seu depoimento sobre o Dia Mundial sem Carro. Ela havia optado pelo uso do ônibus e metrô, mas antes mesmo de o dia chegar já explicitou as dificuldades no uso desses meios. “Certamente, não conseguirei cumprir alguns horários devido ao péssimo transporte público que temos na nossa cidade. Os ônibus são cheios e demoram a passar. Depois, sofremos com o metrô. A linha vermelha é tão superlotada, que você não consegue se mexer. Além disso, temos poucos corredores de ônibus. Enfim, é triste, mas é a realidade do transporte na nossa cidade. Tenho lutado muito para que o Executivo invista no transporte de massa, público e não em pontes e viadutos, que no final favorecem o transporte individual. Farei a minha parte, participando dessa bela iniciativa e cobrando melhorias para a população.”

Para driblar estes percalços que ainda existem no caminho de quem depende do transporte público de São Paulo, algumas pessoas encontraram a saída no uso das bicicletas. Confirmada como o meio de transporte mais eficiente no horário de pico, no último Desafio Intermodal de São Paulo, esta foi a alternativa escolhida por José Police Neto (PSD). Em sua declaração, o vereador conta que tem usado a locomoção sobre duas rodas há um mês e o percurso que antes era feito em 35 minutos de carro, leva apenas 25 minutos de bike.

A cidade de São Paulo tem adquirido novas alternativas para a mobilidade urbana, mesmo que lentamente. Alguns exemplos são a expansão das pistas destinadas aos ciclistas, com Ciclovias, Ciclorrotas e as CicloFaixas de lazer, e também o aumento da malha ferroviária e dos corredores de ônibus. Ainda assim, a capital paulista tem um longo caminho a percorrer, até que os transportes coletivos superlotados se tornem coisa do passado e o trânsito caótico também. Para Oded Grajew, líder da Rede Nossa São Paulo existem duas notícias, uma boa e uma ruim. “A notícia ruim é que a situação é péssima. A boa é que sabemos como melhorar. Falta vontade pública para executar as ações”, finaliza ele, cobrando maior afinco das autoridades para o cumprimento das metas de mobilidade urbana.

Por Thaís Teisen

[Dia Mundial Sem Carro – Você vai?]

[Fonte]


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