Operação Urbana propõe derrubada do Minhocão!
Nos horários de pico, a via recebe cerca de seis mil veículos por .
A Operação Urbana Centro propõe a derrubada do Minhocão para revitalizar o centro da capital paulista. O relator do projeto, e líder do governo na Câmara de São Paulo, defende a inclusão do Elevado Costa e Silva no Plano Diretor.
O vereador José Police Neto afirma que existem três possibilidades: desativação completa, desativação parcial ou dar outra função ao viário. Em entrevista ao repórter Marcelo Mattos, Police Neto afirmou que é preciso dar novo destino aos baixos do Minhocão, já conhecidos como mini-Cracolândia.
A Operação Urbana possibilita que a prefeitura venda títulos de potencial construtivo para o mercado imobiliário para financiar obras. Recentemente a ponte estaiada Otávio Frias de Oliveira, na Marginal do rio Pinheiros, foi construída com recursos do CEPAC. O projeto de Concessão Urbanística da Luz também pretende alterar a paisagem da região que hoje é conhecida como Cracolândia.
O diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie, Valter Caldana, afirmou que acredita em recuperação rápida da região com a demolição do Minhocão. No entanto, o arquiteto Nabil Bonduqui considerou inadequada a remoção do elevado Costa e Silva, em uma cidade que sofre com constantes congestionamentos.
Idealizado pelo prefeito Faria Lima na década de 60, o viário foi construído por Paulo Maluf, após desapropriações e onze meses de obras. O Minhocão liga a Praça Padre Péricles à Praça Roosevelt, passando sobre a General Olímpio da Silveira, São João e Rua Amaral Gurgel.
[Fonte]
0 comentários:
Postar um comentário