Cada vereador tem sua fatia nas subprefeituras de São Paulo

Cada vereador tem sua fatia nas subprefeituras de São Paulo

Vereadores mantêm influência nas subprefeituras de SP
Vereadores de São Paulo continuam a exercer influência nas subprefeituras.

600 cargos de confiança espalhados pelas 31 subs da cidade, cujos titulares podem mudar conforme a administração municipal. Essa ampla fatia de empregos vinculados a indicações políticas, mais o prestígio que as subprefeituras destinam a certas lideranças locais, favorecem a ascendência que membros do Legislativo têm em diferentes regiões da cidade.


O Estado obteve junto a funcionários da Prefeitura, que não querem ser identificados, o mapa que indica as zonas de influência dos vereadores nas subprefeituras. Ao contrário do que ocorria antes de 2005, os subprefeitos não são mais indicados pelos vereadores, mas pelo prefeito. Quando os subs são escolhidos, no entanto, segundo a Prefeitura, eles têm autonomia para definir sua equipe.

Na hora de escolher os quadros de funcionários, o Executivo considera que a ajuda dos vereadores na indicação dos postos é legítima. "Existem vereadores distritais, com larga votação em bairros específicos, que conhecem bem a região e nada mais justo que indiquem funcionários para ajudar", afirma Antônio Carlos Malufe, secretário de Relações Governamentais. A propagada autonomia dos subprefeitos faz a relação com os vereadores variar conforme a região.

Prefeitura

O processo de centralização iniciado em 2005 durante a administração José Serra (PSDB), mantido na atual gestão, tornou a estrutura das subprefeituras mais parecida com a das antigas administrações regionais. Cabe hoje aos subprefeitos principalmente o trabalho de zeladoria - poda de árvore, limpeza de córregos e bueiros, tapa-buraco, pequenas obras de engenharia.

A ex-prefeita Marta Suplicy (PT) tentou atribuir aos subprefeitos tarefas ligadas à educação, saúde e assistência social. "Além disso, hoje as subprefeituras respondem a uma secretaria que comanda todas elas. Assim, mesmo com a influência legítima de um vereador na região, o comando permanece com a Prefeitura", diz o secretário de Relações Governamentais, Antônio Carlos Malufe.

Além da autonomia dada aos subprefeitos de formarem o quadro de funcionários com a ajuda de lideranças locais, entre elas vereadores, no começo do ano o prefeito Gilberto Kassab (DEM) chamou os subprefeitos e sugeriu a todos que tivessem atenção especial com algumas lideranças que faziam parte da base aliada. Foi com base nesses pedidos que surgiu a lista das zonas de influência dos vereadores na cidade obtida pelo Estado.

"Esse prestígio dado a vereadores aliados é legítimo, já que normalmente foram os mais votados em sua região. Quem os escolheu foram os eleitores", defende o vereador José Police Neto (PSDB).

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Gostou? Então assine:
Assine nosso RSS Assine nosso RSS via e-mail ou Siga-me no Siga-me no Twitter Ou Re-Tweet :



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo
Twitter Facebook Twitter

0 comentários: