A câmara aprovou a lei sobre clima mas adiou a discussão sobre fretado

Projeto obteve aprovação de 51 dos 55 vereadores.
Destino de ônibus fretados será discutido em 60 dias.

A Câmara de Vereadores de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (3) o projeto de lei 530/08, que trata da política de mudança do clima na cidade. A parte da lei que tratava de restrições aos ônibus fretados foi modificada e agora prevê que a circulação dos fretados em São Paulo terá regulamentação específica e será discutido dentro de 60 dias pela Câmara.

O artigo 47 do projeto aprovado determina que a prefeitura de São Paulo estabelecerá por lei específica as regras gerais de circulação, parada e estacionamento de ônibus fretados, bem como a definição de bolsões de estacionamento. Enquanto isso não ocorrer, caberá à Prefeitura implementar medidas de sua competência para regulamentar os fretados.



Motoristas e donos de ônibus fretados ocuparam parte da galeria do plenário da Câmara para assistir a votação e aplaudiram o resultado. Mas a Prefeitura de São Paulo pode preparar regras mais restritivas aos fretados. O líder do governo na Câmara, José Police Neto, deixou claro que a exclusão dos fretados da discussão sobre mudança climática não exclui o setor de restrições determinadas pelo governo.



O projeto de lei que institui a política de mudança do clima é de autoria do prefeito Gilberto Kassab. A lei busca adequar a cidade de São Paulo a uma convenção da Organização das Nações Unidas para mudança do clima. Uma das metas é reduzir em 30% a emissão de dióxido de carbono em São Paulo.



O projeto aprovado prevê a restrição gradativa e progressiva do acesso de carros ao Centro e prevê o aumento do tempo de rodízio de automóveis de passeio e de caminhões por períodos necessários quando o nível de poluição atmosférica atingir níveis críticos.

O projeto inclui ainda ações que taxam os geradores de poluição e instituem políticas urbanas nas áreas de transportes, energia, gerenciamento de resíduos, saúde, construção e uso do solo.


Fonte: Roney Domingos Do G1, em São Paulo


Gostou? Então assine:
Assine nosso RSS Assine nosso RSS via e-mail ou Siga-me no Siga-me no Twitter Ou Re-Tweet :



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo
Twitter Facebook Twitter

0 comentários: