Vereadores apuram atividades de óticas e consultórios odontológicos


Nesta terça-feira (18/05), a Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga o trabalho da Covisa (Coordenação da Vigilância Sanitária) ouviu a representante do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo, Maria Lúcia Zarvos Varellis. Segundo ela, o Conselho realiza inspeções frquentes a clínicas odontológicas em conjunto com a Covisa, fiscalizando a existência de profissionais ilegais na profissão.



“O número de pacientes e profissionais infectados com a hepatite B e C é muito grande. Se eu não esterilizar corretamente os meus instrumentais, o risco de uma contaminação cruzada é muito grande”, conta Maria Lúcia.

Óticas

“Acredito que 25% das óticas na cidade estejam irregulares”, declarou à CPI o presidente do Conselho Regional de Óptica e Optometria, José Eduardo Moura. “No ano passado, foram destruídos 27 milhões de óculos de sol que não têm o mínimo controle de qualidade. A pessoa vai à farmácia, pega um óculos e acha que está dando pra ler. Estão eliminando o papel do oftalmologista. A pessoa pode perder a visão”, diz o relator da CPI, vereador Jamil Murad (PCdoB).

Na sequência, os vereadores ouviram o representante do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias do Município de São Paulo (SINDSEP), Jaime Loza, que apresentou denúncia de que a Covisa distribuiu protetores solares com prazo de validade vencido aos agentes de zoonoses. Ele se queixou também da falta de infraestrutura para os agentes (uniforme, transportes e equipamentos), o que tem levado a um incremento dos casos de dengue. “São 2.209 casos. Na minha unidade, só tenho um único chuveiro para profissionais que mexem com veneno”, contou.

Compareceram à reunião da CPI os vereadores Aurélio Miguel (PR), presidente; Jamil Murad; Noemi Nonato (PSB); Sandra Tadeu (DEM); Gilberto Natalini (PSDB); José Police Neto(PSDB); Zelão (PT); e Milton Ferreira (PPS).
.

Foto - Juvenal Pereira/Câmara[Fonte]


Gostou? Então assine:
Assine nosso RSS Assine nosso RSS via e-mail ou Siga-me no Siga-me no Twitter Ou Re-Tweet :



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo
Twitter Facebook Twitter

0 comentários: