Desrespeito com os eleitores: Dos vereadores de São Paulo 27% são pré-candidatos

A lei deixa apesar de ser uma falta de Vergonha e respeito com os eleitores, 27% dos vereadores não vão cumprir seus mandatos, eles são pré-candidatos a uma vaga na Assembléia ou na Câmara Federal.

Eles assumiram em 1º de janeiro de 2009 para um mandato de quatro anos. Mas quase um ano e meio depois da posse, 15 vereadores de São Paulo já se preparam para uma nova disputa eleitoral. O número representa 27% do total dos 55 parlamentares que integram a Câmara Municipal de São Paulo. Ou seja, um em cada quatro vereadores poderão deixar seus cargos, caso sejam eleitos, para suplentes que tiveram votação inferior aos parlamentares eleitos. Isso sem contar outros seis vereadores que ainda não definiram se serão candidatos.

A maioria dos vereadores vai concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados, mas o Senado também está nos planos de alguns. Esse é o caso do vereador Netinho de Paula (PC do B), que vai se candidatar ao Senado na chapa fechada com o PT. O vereador Gabriel Chalita, que em outubro passado trocou o PSB pelo PSDB em busca de espaço político, também deve disputar o Senado.

Segundo levantamento feito pelo DIÁRIO, o PSDB é o partido que deverá lançar mais vereadores como candidatos. Cinco vereadores tucanos devem se candidatar neste ano. O PR e o PT tem dois pré-candidatos cada um. Os demais são do PMDB, PC do B, PV, PP e PPS.

Segundo a cientista política Maria do Socorro Sousa Braga, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), a possibilidade de um vereador se candidatar mesmo sem antes cumprir o mandato é consequência da estrutura do sistema político brasileiro, que tem uma hierarquia de cargos eletivos. “Um político não precisa, necessariamente, começar a carreira como vereador. Ele pode se candidatar diretamente a deputado, senador ou até mesmo presidente, mesmo sem antes ter ocupado nenhum cargo eletivo. Essa conduta é facilitada pela própria estrutura política do país”, afirmou.

Com sete mandatos consecutivos no currículo, o vereador Joogi Hato (PMDB) é um dos pré-candidatos das eleições deste ano. Ele vai tentar pela terceira vez uma vaga na Assembleia Legislativa. Mas justifica. “Está na hora de sair para ampliar meu raio de ação, e não ficar restrito somente a cidade”, afirmou. Sobre a crítica de deixar o seu eleitorado na mão, rebate. “Meu maior objetivo é ser útil ao público”, disse.

[Fonte]


Gostou? Então assine:
Assine nosso RSS Assine nosso RSS via e-mail ou Siga-me no Siga-me no Twitter Ou Re-Tweet :



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo
Twitter Facebook Twitter

0 comentários: